quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A ciência da "não-equação"



A Conferência Gulbenkian 2007 tem como ponto de partida a questão “A Ciência terá Limites?”. Esta reflexão torna-se sobretudo pertinente numa altura em que se interrogam os avanços da ciência na história, desde os tempos pré-socráticos, as limitações técnicas e a incapacidade de comprovar novas teorias.
É importante lembrarmo-nos que a ciência nasceu entre os filósofos, foram eles que criaram e debateram as primeiras questões sobre a física e tudo o que nos rodeia. Depois a ciência evoluiu, passaram a ser os físicos e os cientistas a reflectirem sobre estas questões.
Foi então que entramos no campo da determinação, em que se acreditava que tudo poderia ser resolvido através de uma simples equação, o que nos lembra logo o tão mediato físico Einstein, mas as teorias deterministas perderam a validade. Surge a física quântica e o princípio da indeterminação, mais conhecido como princípio da incerteza. A ciência atravessa agora a altura em que “Deus joga aos dados” e a partir daqui nada é certo ou determinável.

A conferência Gulbenkian realizar-se-á nos dias 25 e 26 de Outubro, no Auditório 2 da Fundação.

Sem comentários: