terça-feira, 11 de setembro de 2007

"Descascando a Cebola"


A polémica autobiografia do escritor alemão Gunter Grass, «Descascando a Cebola», vai estar nas livrarias portuguesas a partir da próxima segunda-feira.

A publicação do livro em Portugal ocorre cerca de um ano após o seu lançamento na Alemanha, onde suscitou acesa polémica devido à confissão do autor de ter pertencido, na juventude, às Wafen-SS, uma força de elite nazi.
«Na Alemanha, a polémica foi feita sem considerar o que está no livro, retiraram uma frase do livro e fizeram uma grande polémica», afirmou o escritor no Instituto Goethe, em Lisboa, em Novembro passado.
A autobiografia vai de 1939, quando, no início da II Guerra Mundial, Gunter Grass tinha 12 anos, até 1959, ano da publicação do seu primeiro livro, «O Tambor».
O escritor, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1999, explicou que foi a idade que o levou a escrever sobre a sua vida e que a escrita foi como um processo de descascar uma cebola, em que depois da casca «existem várias camadas ou várias memórias».
O livro, com 385 páginas, não vai ter cerimónia de lançamento, mas a 16 de Outubro, quando Gunter Grass completar 80 anos, a data será celebrada no Instituto Goethe, em colaboração com a Casa das Letras, indicou fonte da editora.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: